Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Paridade no equacionamento do Não Saldado está em risco
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Complementar | 26/07/2017 | 17:07:11
Paridade no equacionamento do Não Saldado está em risco
Medida vale para o REG/Replan não saldado
 

Nesta terça-feira (25), o Conselho de Administração da Caixa deu sinal verde para o plano de equacionamento do REG/Replan Saldado referente a 2015. Cinco meses depois da data prevista, a Funcef poderá iniciar a cobrança para o Saldado a qualquer momento. Para o Não Saldado, porém, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), questiona a manutenção da paridade no equacionamento. Enquanto a Caixa avalia a possibilidade de se livrar da conta, a Fenae cogita requerer a suspensão do equacionamento do Não Saldado caso retirem a paridade do equacionamento.

Diretoria da Funcef assinou o TAC que compromete a paridade

No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Funcef e a Previc, o órgão fiscalizador ratificou seu entendimento sobre o custeio REG/Replan, mantendo o questionamento quanto à paridade entre participantes e patrocinadora para fins de equacionamento. A tese sustentada pela Previc impõe aos participantes uma parcela maior da conta do equacionamento em relação à Caixa. Mesmo ciente do impasse e da desvantagem imposta aos trabalhadores, toda a diretoria da Funcef (eleitos e indicados) assinou o TAC, publicado em 5 de junho.

"Comprometer a paridade no equacionamento do Não Saldado, além de uma agressão aos participantes, constitui um precedente perigoso. A paridade é inegociável, e sem ela, a gente vai à Justiça para suspender o equacionamento do Não Saldado”, adverte a diretora de Saúde e Previdência da Fenae.

Ao longo dos últimos meses, a Fenae tem cobrado a Funcef sobre a questão, sustentando o posicionamento de que a paridade no equacionamento  é inegociável e está prevista no regulamento. Na apresentação do plano de equacionamento realizada na sede da Funcef em novembro de 2016, a Fenae questionou o presidente da Fundação, Carlos Antonio Vieira, sobre a situação do Não Saldado e o executivo garantiu que, se fosse preciso, acionaria a Caixa para garantir a paridade. Em ocasiões recentes, Vieira afirmou que a discussão havia encontrado "bons termos” na Caixa.

A diretora da Fenae lembra que não é a primeira vez que o Não Saldado sofre ataques. " Já tentaram retirar o patrocínio e conseguimos impedir. Já tentaram inviabilizar pelo custeio, mas mudamos o método de custeio. E vamos continuar lutando”, defende Fabiana.

"Incompetência ou má fé? Estão querendo ajudar a Caixa a diminuir sua responsabilidade? Não às custas dos participantes”, afirma a diretora da Fenae.

Desmonte e redução de direitos

A Caixa está reduzindo o número de agências e de empregados, comprometendo a qualidade dos serviços à população e do ambiente de trabalho. Além disso, o banco tenta reduzir suas despesas com os benefícios dos trabalhadores, tanto no Saúde Caixa - ao propor alterações do modelo de custeio - quando na Funcef, ao tentar empurrar para os participantes uma parcela maior do equacionamento.

Como funciona o equacionamento?

Diante das diversas dúvidas dos participantes sobre o equacionamento e da insuficiência das informações divulgadas pela Funcef, a Fenae lançará nos próximos dias uma série de conteúdos com explicações simples sobre o assunto. O material será divulgado nos canais digitais da Federação, que também abrirá espaço para perguntas dos participantes.

*Fenae


 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Complementar | 16/07/2019
Reforma da Previdência aumenta severamente desigualdade do país
Luta trouxe algumas conquistas, mas pensão por morte, por exemplo, poderá ser menor do que o salário mínimo
Previdência Complementar | 27/06/2019
Centrais definem o dia 12 de julho como Dia Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência
Pressão a parlamentares no Congresso e em suas bases eleitorais será intensificada nos próximos dias
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor