Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Sindicato de Caxias obtém vitória inédita sobre divisor 150/200
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Sindicatos | 15/02/2017 | 16:02:31
Sindicato de Caxias obtém vitória inédita sobre divisor 150/200
Ação movida contra a Caixa beneficia 118 bancários
 
 

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região realizou nesta terça-feira, 14, a entrega dos cheques indenizatórios, resultado de ação movida contra a Caixa Econômica Federal (CEF) onde solicitava a aplicação do divisor 150/200 às horas extras realizadas pelos empregados com 6 e 8 horas de contrato. No total foram R$ 912 mil a serem repassados a 118 trabalhadores da CEF e sócios sindicalizados até a data da ação, movida em junho de 2014 e com valores retroativos a junho de 2009.



Na ação, o juiz considerou válido o argumento dos advogados do sindicato (empresa Fagundes, Schneider e Advogados) baseado em acordo coletivo da categoria firmado com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), onde consta que "quando prestadas durante toda a semana anterior, os bancos pagarão também o valor correspondente ao repouso semanal remunerado, inclusive sábados e feriados”. Ou seja, o sábado, neste caso, é considerado dia de descanso, não podendo o banco considerar seis dias de trabalho, e, dessa forma, deve aplicar o divisor 150/200 para o trabalhador com contrato de 6 e 8 horas, respectivamente. A decisão também tem reflexos nos repousos semanais remunerados (incluindo sábados, domingos e feriados), férias acrescidas de 1/3 e FGTS. A ação corresponde à diferença da hora extra que a caixa deixou de pagar ao não utilizar o divisor 150/200, mas sim o 180/220.

Vitória inédita

De acordo com o advogado Rodrigo Dresch, a vitória desta ação é inédita, uma vez que o Supremo Tribunal do Trabalho julgou um recurso repetitivo com entendimento favorável aos bancos (divisor 180/220). "Por alguma razão ou falha a ação movida pelo Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul não foi contestada a tempo e acabou transitando em julgado. Assim, esta é a única ação, que temos conhecimento, que dá ganho aos trabalhadores”,

O coordenador da Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho, Vilmar Castagna, também destaca o ineditismo da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região: "Esta decisão reconhece o direito do trabalhador de descanso aos sábados e, desta forma, receber as horas extras feitas além do seu horário contratado”. Ele informa que outras ações desta natureza ainda estão em curso e envolvem outras instituições bancárias.

Após a entrega dos cheques o Sindicato realizou uma reunião com alguns funcionários da CEF para esclarecer dúvidas acerca do PDVE da Caixa.

*Texto e Fotos: Marlei Ferreira - Mtb/RS8542 - Imprensa Bancax
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Sindicatos | 18/06/2020
Assembleias virtuais estão liberadas
Fetrafi-RS vem orientando sindicatos a evitar encontros presenciais
Sindicatos | 07/05/2020
Bancários promovem ações solidárias para ajudar populações vulneráveis em tempo de pandemia
Porto Alegre, Paranhana e Novo Hamburgo já estão mobilizados. A Fetrafi-RS orienta que todos colaborem como puderem.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor