Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Justiça suspende termo de adesão ao PDVE da Caixa
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 15/02/2017 | 11:02:45
Justiça suspende termo de adesão ao PDVE da Caixa
Medida abrange empregados de todo o Estado que desejam aderir ao plano
 
 

Fetrafi-RS, SindBancários e sindicatos do interior conquistaram decisão judicial favorável em ação, que pedia o afastamento dos efeitos jurídicos da Quitação Geral incluída pela Caixa no Termo de Adesão ao PDVE. As direções da Fetrafi-RS e do SindBancários estavam convictas de que a quitação geral, que a Caixa queria impor aos empregados que desejam aderir ao PDVE, era ilegal. Para os dirigentes sindicais somente a Justiça do Trabalho tem o poder de conferir Quitação Geral de um contrato de trabalho.


Em sua decisão, a Juíza Luciane Cardoso Barzotto considerou que "a transação extrajudicial que importa rescisão do contrato de trabalho ante a adesão do empregado ao plano de demissão voluntária implica quitação exclusivamente das parcelas e valores constantes do recibo”.

Com base neste princípio jurídico, a magistrada da 29ª Vara do Trabalho determinou que a ré (Caixa Econômica Federal) não exija a cláusula 3ª § 1ºdo Termo de Adesão ao PDVE, ora suspensa para os optantes do PDV.

Para o advogado da Fetrafi-RS, Milton Fagundes a decisão demonstra a falta de fundamento das pretensões da Caixa. "Agora os empregados que queiram aderir ao PDVE já podem assinar o Termo de Adesão com mais segurança”, explica o assessor Jurídico da Federação.

Entenda o caso

Anunciado no dia 6 de fevereiro o programa de demissão voluntária da Caixa está no foco dos debates do movimento sindical. A parte mais polêmica do PDVE tratava da "plena e geral quitação” para a Caixa, pois gerava muitas interpretações. A fim de garantir mais segurança jurídica aos empregados que pretendem aderir ao programa, Fetrafi-RS e sindicatos ajuizaram uma ação em regime de urgência, para que o judiciário trabalhista definisse se uma quitação genérica poderia ser declarada extrajudicialmente.

Sobre o PDVE da Caixa

O período de adesão ao programa começou na terça 7 e vai até 20 de fevereiro. Estão aptos a ingressar no programa empregados aposentados pelo INSS ou que podem se aposentar até 30 de junho deste ano, além de trabalhadores com no mínimo 15 anos de vínculo com a empresa. Já para os empregados que possuem adicional de incorporação de função de confiança e aqueles em cargo em comissão ou função gratificada até a data de desligamento, não há exigência de tempo mínimo de banco.

*Comunicação/Fetrafi-RS
Imagem: Divulgação
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor