Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Fenaban marca negociação para esta terça-feira, às 14:00
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 26/09/2016 | 17:09:06
Fenaban marca negociação para esta terça-feira, às 14:00
Protesto em frente à OAB/RS marcou agenda de luta na Capital
 
 

O início da quarta semana de greve nacional dos bancários registrou o aumento do número de paralisações no RS. De acordo com o levantamento da Fetrafi-RS os sindicatos do interior registraram 735 unidades em greve, enquanto na Capital os números também subiram em relação à semana passada, de 292 unidades paralisadas no dia 19 para 302 nesta segunda-feira (26). O aumento da greve deve-se a intransigência da Fenaban, que não avançou nas negociações com o Comando nacional dos Bancários. Clique aqui para ver o quadro completo de greve no RS!

Após reivindicação do comando nacional, os banqueiros marcaram nova rodada de negociação para esta terça-feira 27, às 14:00.


 Ato pelo direito de greve 
 
SindBancários e Fetrafi-RS promoveram um protesto diante da seccional gaúcha Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) no fim da manhã desta segunda-feira, em defesa do direito de greve da categoria. Na semana passada a Ordem ajuizou uma ação civil pública para garantir que bancos mantenham o atendimento mínimo de 30% às partes e advogados, nos Foros de todo o Estado, durante a greve. Para o diretor da Fetrafi-RS, Arnoni Hanke, a iniciativa da OAB/RS fere o direito constitucional, que garante a legitimidade da greve dos bancários.
 
"Entendemos que é anti-democrática a atitude da OAB, visto que ela só quer proteger alguns advogados, não é nem o conjunto dos profissionais. São aqueles que eventualmente tenham interesse em algum foro. O restante da sociedade continua sendo penalizada pelos bancos através dos altos juros, das tarifas exorbitantes, e nós não vemos a OAB militar para proteger a sociedade como um todo”, critica o dirigente sindical.
 
O que diz a lei de greve

A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.

Desenrolar da Campanha Salarial 2016
 
A pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto, mas a Fenaban não apresentou proposta decente, que contemple as reivindicações dos trabalhadores. A greve da categoria iniciou no dia 6 de setembro. Até agora já foram oito rodadas de negociação sem sucesso. 
 
Apoio no Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) gravou na sexta-feira (23) um vídeo em apoio à greve nacional dos bancários, onde cobra da Fenaban a retomada das negociações e defende uma proposta decente que garanta no mínimo a reposição da inflação do período. Ele lembra que os bancos lucraram mais ou menos R$ 30 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, o que mostra que não há motivo para deixar de atender às reivindicações dos trabalhadores. Clique aqui para assistir o vídeo!
 
*Comunicação/Fetrafi-RS
Fotos: Marisane Pereira Mtb/RS9519
 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor