Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Bancários promovem ato na segunda (26) em defesa do direito de greve
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 23/09/2016 | 16:09:13
Bancários promovem ato na segunda (26) em defesa do direito de greve
Manifestação será em frente à OAB/RS, a partir das 11h
 
 

Os bancários responderão ao ataque da OAB-RS à GREVE da categoria com um Ato de Defesa de Direito de greve, a partir das 11h, da segunda-feira, 26/9. A concentração para a ação de defesa do direito de greve será na sede da entidade na Washington Luiz, nº 1.110, no Centro Histórico de Porto Alegre. Na terça-feira, 16/9, a OAB-RS entrou com uma ação na Justiça do Trabalho, solicitando abertura das agências em Foros para atendimento de advogados.


OABs de vários estados do país pressionaram a GREVE dos bancários com liminares para abrir os postos de atendimento de foros no Rio Grande do Sul. Até a tarde da sexta-feira, 23/9, o site oficial da OAB-RS informava, com matéria de 20/9, publicada às 15h37, que ainda não havia definição e que a entidade havia solicitado a transferência da Vara que julgaria a ação jurídica. "A ação (ACP-0021418-60.2016.5.04.0013) foi distribuída na última sexta-feira (16), por sorteio, ao juiz Guilherme da Rocha Zambrano. Entretanto, ao tomar conhecimento que o despacho do processo seria a cargo desse magistrado, que possui uma ação judicial contra a Ordem gaúcha, a entidade requereu, de imediato, que o ele se considerasse impedido para atuar na demanda. Até a tarde desta terça-feira (20) ainda não houve andamento de ambos os pleitos”, diz a nota da entidade.

Entidades como a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) (Leia aqui), a Contraf-CUT (Leia aqui) e o SindBancários e a Fetrafi-RS (Leia aqui) lançaram notas de repúdio às ações jurídicas das OABs. "Estamos muito acostumados com os banqueiros, com os donos de bancos, os grandes empresários atacando a nossa GREVE com interditos proibitórios ou questionando publicamente ilegalidade. Ficamos surpresos com a atitude da OAB-RS. É uma entidade que está no direito de defender seus associados, mas que deveria também reconhecer que a GREVE é um direito dos trabalhadores. Esperávamos solidariedade e não ataque à GREVE por parte da OAB-RS”, explicou Gimenis.

O presidente disse que o ato da segunda-feira será pacífico e terá uma agenda positiva. "A ideia não é repudiar a atitude da OAB-RS, mas demonstrar que há muitos advogados trabalhistas que sabem a importância da luta dos trabalhadores e o quanto eles têm que lutar para conseguir defender direitos nos Tribunais”, acrescentou Gimenis.

GREVE VOLTA A CRESCER

Mesmo sob ataques de bancos e entidades como a OAB-RS, na sexta-feira, 23/9, a GREVE dos bancários voltou a crescer. Na área de abrangência do SindBancários, 299 agências ficaram fechadas, totalizando 1.013 em todo o RS. "A GREVE resiste, está muito forte por causa da indignação dos bancários. Este ano, os bancos estão chamando a Brigada Militar para abrir agências, tentam abrir depois do horário de funcionamento normal dos bancos. Eles querem acabar com a cultura de aumentos reais consecutivos. Temos que continuar ampliando o movimento e voltar com toda a força na segunda-feira”, afirmou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

BANKEMON VOLTA À GREVE

Na sexta-feira, os Bankemon voltaram à atividade no 17º dia da greve dos bancários. Três bonecos, produzidos pelo Grupo Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, circularam por ruas do Centro de Porto Alegre e por bairros. O objetivo era chamar a atenção dos clientes dos bancos e da população para a verdadeira responsabilidade da GREVE. São os bancos, que fizeram uma proposta de 7% de reajuste do piso e das verbas salariais (auxílios e vales) os responsáveis por a GREVE se fortalecer a cada dia. Além disso, optaram por uma estratégia de silencia sem reuniões com o Comando Nacional dos Bancários em São Paulo. A estratégia não está funcionando, pois a GREVE não para de crescer.

Agenda de mobilização da GREVE

Segunda-feira, 26/9

8h30: Saída dos Piquetes Móveis de fortalecimento da GREVE da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

11h: Ato em Defesa do Direito de GREVE em frente à sede da OAB-RS (Rua Washington Luiz, 1110, Centro de Porto Alegre, em frente à Praça Açorianos).

14h: Assembleia de Organização da GREVE na Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

*Imprensa/SindBancários

Fotos: Caco Argemi
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor