Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Mesmo sob ataque e silêncio dos bancos, greve volta a crescer no RS
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 23/09/2016 | 10:09:48
Mesmo sob ataque e silêncio dos bancos, greve volta a crescer no RS
1.007 unidades ficaram fechadas nesta quinta-feira
 
 

Os bancos resolveram que a greve deveria ser atacada com truculência, pressão sobre funcionários para irem trabalhar e até com a Brigada Militar. A via da falta de diálogo por parte dos representantes dos banqueiros na Fenaban tem caracterizado a greve. Mesmo assim, em seu 17º dia, a greve nacional voltou a crescer. Na área de abrangência do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, nesta quinta-feira, 22/9, 297 agências ficaram fechadas, totalizando, 1.007 no Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, 13.159 agências foram fechadas.


Diante do crescimento da greve, o Comando Nacional dos Bancários decidiu se reunir na próxima segunda-feira, 26/9, em São Paulo, na sede da Contraf-CUT, a partir das 14h. Os dirigentes sindicais vão avaliar as paralisações e mobilizações da maior greve da história da categoria e definir os próximos passos a serem seguidos.

A pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto, mas a Fenaban não apresentou proposta decente, que contemple as reivindicações dos trabalhadores. Já foram oito rodadas de negociação sem sucesso. Mesmo após recordes diários de agências e locais de trabalho paralisados, os bancos insistem em se manter em silêncio, diante das demandas dos bancários, preferindo o uso de práticas antissindicais para tentar desestruturar o movimento grevista.

Na área de abrangência do SindBancários, o dia foi de se integrar à agenda do Dia Nacional de Lutas e Paralisações, chamado pelas Centrais Sindicais. Além do Dia Nacional de Lutas, que teve caminhadas pela cidade, e manifestação em frente ao Palácio Piratini, os bancários atuaram no sentido de resistir aos ataques dos bancos à greve e ampliando a mobilização, com conversas de convencimento de colegas que ainda não participaram do movimento.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, exaltou a participação dos bancários, o crescimento da greve e a falta de diálogo dos bancos. "Se a problemas nas agências, com filas excessivas e com as pessoas enfrentando dificuldades para realizar operações bancárias, a culpa é dos bancos. Estamos dispostos a dialogar, conversar na mesa de negociação. Mas não podemos aceitar uma proposta que não corrija nem a inflação do período”, explicou Gimenis.

A última proposta da Fenaban foi de reajuste de 7% no piso e verbas salariais (vales e auxílios) e abono de R$ 3.300,00. Os bancários rejeitaram esta proposta na mesa de 12/9. Depois disso, não houve mais nenhuma sinalização de disposição para negociar por parte da Fenbaban."A tática dos bancos este ano é acabar com a cultura de aumentos reais que conquistamos com 13 greves consecutivas desde 2003. Por isso eles estão apostando no enfraquecimento da greve. A aposta deles está dando errado, porque a greve cresce todos os dias”, acrescentou Gimenis.

Agenda de mobilização da greve

Sexta-feira, 23/9

8h30: Panfleteação de carta aberta à população com a participação dos Bankemon e piquetes móveis.

Meio-dia: Almoço Coletivo dos Bancários na Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

Segunda-feira, 26/9

8h30: Saída dos Piquetes Móveis de fortalecimento da greve da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

11h: Ato de Repúdio à OAB-RS.

14h: Assembleia de Organização da greve na Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

 

*Imprensa/SindBancários
Fotos: Anselmo Cunha

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor