Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Trabalhadores protestam contra políticas de Temer e Sartori e são reprimidos na Carris
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 22/09/2016 | 12:09:23
Trabalhadores protestam contra políticas de Temer e Sartori e são reprimidos na Carris
Manifestações marcam o dia nacional de lutas na Capital
 
 

Por nenhum direito a menos, a CUT-RS e centrais sindicais,  junto com a Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo, amanheceram nesta quinta-feira (22) em frente a várias garagens de transporte coletivo em Porto Alegre, protestando contra as propostas de retirada de direitos sociais, trabalhistas, previdenciários, que vêm sendo anunciadas pelo governo ilegítimo e golpista de Michel Temer (PMDB).

As manifestações marcam na capital gaúcha o dia nacional de lutas, atos, protestos e paralisações, convocado pelas centrais, com o objetivo de construir uma greve geral para barrar a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Os manifestantes também protestam contra as políticas de desmonte do estado do governador José Ivo Sartori (PMDB), denunciando o parcelamento de salários dos servidores públicos estaduais, a violência e o caos na segurança pública, a precarização dos serviços públicos e a tentativa de privatização de empresas estatais.

Houve paralisação de atividades de várias empresas, impedindo até as 7h a saída de veículos da Nortran, VTC, Trevo, Sudeste e Sopal. Na Carris, uma tropa de choque da Brigada Militar reprimiu os manifestantes por volta das 4h30, jogando várias bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os protestos e liberar os ônibus.

Diálogo com os trabalhadores

Em frente à garagem da Nortran, na zona norte de Porto Alegre, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, explicou os principais motivos do dia nacional de lutas, destacando os ataques do governo Temer para retirar direitos dos trabalhadores.

Ele ressaltou o projeto da terceirização sem limites, o que significa rasgar a CLT, e a reforma da Previdência. "Estamos aqui para dialogar com os trabalhadores da Nortran, valorosos companheiros que enfrentam as ruas, a violência do trânsito e a falta de segurança”, salientou.

"Eles perderam o juízo e, por isso, estamos denunciando e esclarecendo sobre os ataques aos direitos. Hoje é só uma demonstração do que será a greve geral”, frisou o dirigente sindical.

Defesa dos direitos

Claudir falou também sobre o crescimento da violência e o caos na segurança pública durante o governo Sartori. "É o menor efetivo de policiais da história e com o salário parcelado”, criticou. "Ele e Temer são do PMDB e governam apenas para uma parcela da sociedade”, ressaltou.

"Não vamos entrar na história como acovardados”

"Deixamos a nossa mensagem de que o futuro dos brasileiros está em risco e não vamos entrar para a história como acovardados”, enfatizou o presidente da CUT-RS. "Vamos lutar para defender os nossos direitos para as próximas gerações”, concluiu.

Por volta das 7h, os trabalhadores saíram em caminhadas em direção ao centro da cidade.

Às 11h será realizado um ato público em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na Avenida Mauá, 1013, em defesa dos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais.

*Imprensa/SindBancários
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor