Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Bancários gaúchos fecham 973 unidades no 14º dia de greve
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 19/09/2016 | 17:09:02
Bancários gaúchos fecham 973 unidades no 14º dia de greve
Trabalhadores cobram responsabilidade da Fenaban e retomada das negociações
 
 

Há 14 dias os bancários estão promovendo uma das mais fortes greves da sua história. Nesta segunda-feira 19, a Fetrafi-RS registrou o fechamento de 970 unidades no Rio Grande do Sul, sendo 678 no Interior e 292 na base do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Até agora as negociações com a Fenaban e os bancos públicos permanecem sem avanços.


A proposta oferecida pelos banqueiros de reajuste abaixo da inflação e com abono foi rejeitada pelas assembleias da categoria, mantendo os trabalhadores na greve em todo o país. Os bancários lutam por salários melhores, PLR digna, respeito ao emprego e condições de trabalho decentes.

Pressão dos bancos

Na última sexta-feira (16), os bancos lançaram uma ofensiva com práticas antissindicais, pressionando os funcionários para o retorno imediato ao trabalho. Diversos sindicatos registraram denúncias contra Bradesco, Itaú e Santander, informando que as diretorias destes bancos estão enviando e-mails, sms e realizando videoconferências para coagir os gestores. Os sindicatos reagiram imediatamente, reforçando a mobilização nas agências. Isso resultou em maior adesão de bancários e apoio da população.

Veja a Carta Aberta do Comando Nacional dos Bancários:

Bancários em greve, a culpa é dos banqueiros!

Os banqueiros são os maiores responsáveis pela paralisação da categoria. Os trabalhadores cruzam os braços contra o descaso dos banqueiros que insistem em desvalorizar os maiores responsáveis pelos seus elevados lucros, os bancários. A greve é um instrumento de luta dos trabalhadores. Os braços se cruzam contra a desvalorização salarial, metas abusivas, assédio moral, péssimas condições de trabalho, a onda de demissões, entre outras tantas mazelas sem respostas.

Os banqueiros agem com total descaso ao tentar impor perdas de 2,39% aos bancários, e ainda, desvalorizar os funcionários, sem atender às demais reivindicações como condições de trabalho, saúde, segurança, igualdade de oportunidades e garantia de emprego. Temas que os banqueiros simplesmente desprezaram até agora.

Após intensos debates, durante as rodadas de negociações com o Comando Nacional dos Bancários, a Federação Nacional dos Bancos insiste na proposta rebaixada com reajuste de 7% nos salários, abaixo da inflação, e abono de R$3,3 mil, sem compromisso com emprego da categoria. Não houve nenhuma mudança, sequer, na proposta apresentada no último dia 9 de setembro, a qual está muito distante das reivindicações dos trabalhadores.

Ganância com taxas e juros altos - A população só tem a perder com a ganância dos banqueiros. A ambição dos bancos é tanta que além de não apresentar salário decente e um atendimento de qualidade, eles ainda cobram dos clientes altíssimas taxas de juros e tarifas.

A taxa de juros do cheque especial bate recordes a cada mês. De acordo com dados do Banco Central (BC), chegou a 318,4% ao ano, no mês de julho (última pesquisa divulgada). No cartão de crédito, os números são ainda piores, com taxa de juros de 470,7% ao ano. Neste ano, essa taxa já subiu 39,3 pontos percentuais.

Lucros nas alturas - Vale ressaltar que nesta novela de descaso, enquanto o lucro se encontra nas alturas o emprego só diminui. Com números exorbitantes, os cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa) lucraram R$ 29,7 bilhões no primeiro semestre de 2016, mas, por outro lado, houve corte de 7.897 postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano. Entre 2012 e 2015, o setor já reduziu mais de 34 mil empregos.

Campeões em mau atendimento - Quem depende dos bancos, sabe que as reclamações são inúmeras, filas imensas, falta de funcionários, problemas com a falta de segurança, entre tantos outros. No ranking das maiores reclamações entre os consumidores brasileiros, o sistema financeiro ocupa a segunda posição. No total, o BC recebeu 5.927 reclamações no período.

Só a luta garante direitos e avanços.

Comando Nacional dos Bancários

 

*Comunicação/Fetrafi-RS
Foto: Sindicato dos Bancários de Soledade

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor