Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
Dia de Luta na Caixa mobiliza empregados por direitos e banco público
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 24/08/2016 | 13:08:29
Dia de Luta na Caixa mobiliza empregados por direitos e banco público
Manifestação em Porto Alegre ocorreu no fim da manhã
 
 

Nesta quarta-feira (24), por convocação das entidades representativas, os empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país promovem manifestações do Dia Nacional de Luta por nenhum direito a menos e em defesa da Caixa 100% pública. Em Porto Alegre, o SindBancários promoveu ato público em frente à agência da Praça da Alfândega. A atividade contou com a participação do ex-ministro Ciro Gomes.


Os protestos acontecem no mesmo dia da rodada de negociação específica com o banco, no âmbito da Campanha Nacional Unificada 2016, e estão sendo convocados devido à intransigência da Caixa em manter a retirada de direitos dos empregados, a exemplo do RH 184, caixas minuto, tesoureiros expostos e técnicos bancários sendo obrigados a fazer conferência de assinaturas e documentos, entre outras questões.

Esse clima de terror nas unidades tem-se agravado com duas ameaças frequentes: a reestruturação das áreas, como ocorreu na ex-Centralizadora Nacional de Habitação e Garantias – Cehag, em São Paulo, e a redução do papel social do banco. A luta, portanto, é por "nenhum direito a menos e pela manutenção da Caixa 100% pública”.

A realização do Dia Nacional de Luta na Caixa visa ainda intensificar a mobilização contra as medidas que a direção da empresa tem tomado sem discussão prévia com as entidades representativas, com o propósito de retirar direitos dos empregados e reduzir o papel social da empresa. Nesse processo, é fundamental o envolvimento de cada empregado para o êxito da mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores e da Caixa 100% pública.

Carta aos empregados e clientes

No Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa 100% pública e por nenhum direito a menos, a Contraf/CUT, a CEE/Caixa e a Fenae divulgam uma carta aberta aos empregados e clientes do banco. O documento reafirma a luta por mais conquistas e pela manutenção dos direitos de toda a classe trabalhadora.

No texto da carta, as entidades representativas deixam claro que "só a luta te garante”, acrescentando: "Só a luta de cada empregado, de cada trabalhador, pode assegurar a Caixa 100% pública, nossos direitos e uma Campanha Nacional Unificada 2016 vitoriosa”. É feita ainda uma convocação sob a denominação Vem Lutar "por respeito aos empregados, pelo fim do caixa-minuto, pelo fim da exposição dos tesoureiros, pela revogação imediata do RH 184, em defesa das funções, contra o fechamento de agências e por mais empregados”. É a união por emprego, salários e direitos.

Confira aqui o texto da carta aberta aos empregados e clientes da Caixa.

*Fenae com edição da Fetrafi-RS
Foto: Comunicação/Fetrafi-RS
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor