O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (11), a
ampliação da base de clientes de instituições financeiras que compõem o Ranking
de Reclamações. Em nota à imprensa, a instituição informou que, desde 30 de
junho, o ranking passou a contemplar informações de clientes cujas operações
foram iguais ou superiores a R$ 200. Antes, a base alcançava informações de
depositantes e tomadores de crédito a partir de R$ 1 mil. |
Com a mudança, de acordo com o Banco Central, a base de
clientes do ranking vai se aproximar ainda mais da totalidade das operações das
instituições financeiras, "com elevação de 150 milhões de operações de
crédito e mais de 40 milhões de clientes, o que agregará maior consistência
técnica ao índice de reclamações".
Também em função das alterações, informou o BC, participarão do ranking as
instituições com mais de 4 milhões de clientes - antes, eram 2 milhões de
clientes. Para o BC, isso "continuará permitindo a comparação de dados de
grupo de instituições financeiras que, em conjunto, respondam por mais de 90%
da base de clientes do sistema financeiro".
Outra mudança é que o ranking passará a ser divulgado
bimestralmente. O próximo sairá em 15 de setembro e contemplará as reclamações
referentes a julho e agosto.
A última edição do ranking, divulgada em 17 de julho,
mostrou pela sexta edição seguida o BMG como líder de reclamações. O índice
geral de queixas para cada milhão de clientes ficou em 45,96, acima dos 38,15
registrados em maio. O Banco BMG possui 2,6 milhões de clientes e foi alvo de
120 reclamações consideradas procedentes pelo regulador. *Agência Estado |