Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Bancários reivindicam fim das demissões e entregam minuta ao Itaú
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 29/07/2016 | 01:08:03
Bancários reivindicam fim das demissões e entregam minuta ao Itaú
Pauta foi definida no Encontro Nacional dos Funcionários do banco
 
 

A Contraf-CUT, Federações, Sindicatos e a Comissão de Organização dos Empregados do Itaú (COE- Itaú), entregaram ao banco, nesta quinta-feira (28), as reivindicações específicas dos funcionários, dentro da Campanha Nacional 2016. A pauta conta com eixos sobre remuneração, emprego, saúde, condições de trabalho, previdência privada, segurança, igualdade de oportunidades, além de demandas sobre agências digitais. A minuta foi construída durante Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, entre os dias 7 e 8 de junho, em São Paulo, quando reuniu bancários de todo o Brasil.


O fim das demissões e mais contratações no Itaú, estão entre as principais reivindicações. Levantamento do Dieese aponta que, desde 2011, o Itaú já fechou21 mil postos de trabalho. Durante a entrega da pauta ao banco, o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, fez questão de destacar a preocupação dos funcionários em relação ao emprego.

"Dissemos ao Itaú que esperamos responsabilidade do banco, e valorização dos funcionários, no atendimento às reivindicações. Colocamos nossa grande preocupação com relação ao emprego e com relação às agências digitais. O banco digital em que o Itaú está se transformando vem reduzindo postos de trabalho e criando relações trabalhistas que a gente desconhece. Não sabemos em que condições os funcionários trabalham”, afirma Roberto von der Osten.

O fechamento de agências físicas e ampliação das digitais promove a eliminação de postos de trabalho e sobrecarrega quem permanece no emprego. O banco já deixou claro, aos funcionários, que o projeto é estenderas transações pelos canais digitais em todo o Brasil.

"Em São Paulo já são sete pontos digitais, o Rio de Janeiro também já conta com um. Até o fim do ano, mais agências digitais serão abertas pelo Brasil. Além de cortar empregos, o Itaú mexeu nas relações de trabalho. Os funcionários das agências digitais têm jornada de oito horas. Precisamos regularizar esta situação, atualmente muito complicada”, alerta Jair Alves, coordenador da COE Itaú e diretor da Contraf-CUT.

Fundação Itaú Unibanco

Os dirigentes sindicais também reivindicaram que o Itaú abra um canal de negociação para debater os planos de aposentadoria complementar, seja no âmbito dos planos administrados pela Fundação Itaú-Unibanco, ou mesmo os administrados diretamente pelo banco. Atualmente, mais de 40 mil funcionários não têm nenhum tipo de fundo de pensão.

A pauta entregue ao Itaú inclui a necessidade de discussões sobre os planos:

- Futuro Inteligente;

- UBB Prev., tendo como origem um plano oriundo do Banco Bandeirantes;

- Plano IJMS (Instituto João Moreira Sales);

- Plano Futuro Inteligente;

- IAPP (Instituto Assistencial Pedro Di Perna);

- Franprev, oriundo do Banco Francês e Brasileiro.

"O banco vai avaliar todas as nossas reivindicações e nós iniciaremos um processo de negociação. A nossa expectativa é grande de entendimento, já que na conjuntura de crise que nós vivemos, os bancos continuam sendo as empresas que mais lucram, o setor que mais ganha em relação a todos os outros setores da economia. Os bancos podem atender as reivindicações e podem valorizar seus funcionários”, conclui o presidente da Contraf-CUT.

*Contraf/CUT

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor