Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Bancários lançam Campanha em Defesa dos Direitos com caminhada e ato público
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 22/07/2016 | 16:07:40
Bancários lançam Campanha em Defesa dos Direitos com caminhada e ato público
Fetrafi-RS e sindicatos mobilizam categoria para enfrentar ataques aos trabalhadores
 
 

A luta em defesa dos direitos dos trabalhadores ganhou um novo fórum de resistência nesta sexta-feira (22). Fetrafi-RS, SindBancários e Sindicatos do Interior lançaram a Campanha em Defesa dos Direitos no fim da manhã, com caminhada pelo Centro de Porto Alegre e ato em frente à Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social. Durante o trajeto pelas ruas Coronel Fernando Machado, Borges de Medeiros, Riachuelo, Caldas Júnior, Siqueira Campos e Uruguai, dirigentes sindicais denunciaram os ataques iminentes aos direitos trabalhistas, gestados pelo governo interino de Michel Temer.


O objetivo da Campanha é despertar bancários e trabalhadores em geral para a importância da luta coletiva neste momento de resistência. A Campanha também estimula a participação efetiva da categoria no enfrentamento à política de precarização e corte de direitos.

As conquistas garantidas através da CLT estão em risco graças a projetos em andamento no Congresso e no Senado Federal. Além da flexibilização, estas medidas extinguem direitos conquistados com muita luta pela classe trabalhadora brasileira ao longo das últimas décadas. Entre as mais nefastas propostas estão a terceirização das atividades fim, que irá precarizar as condições de trabalho e acabar com a organização das categorias. Outra proposta crucial para os trabalhadores está relacionada à reforma da Previdência, com aumento da idade para aposentadoria e extinção do benefício mínimo.

A caminhada de lançamento da Campanha foi encerrada com as manifestações do diretor da Contraf/CUT, Mauro Salles, do presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo e do diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo, em frente ao INSS. Os sindicalistas destacaram que somente a luta unificada de todas as categorias pode evitar os retrocessos previstos para o período pós-eleições municipais.

O teor do Golpe

"O golpista do Temer tem um objetivo que é de serviço às elites e aos grandes empresários sonegadores, atacando os direitos dos trabalhadores. O desmonte já aconteceu com a extinção do Ministério da Previdência, que administrava 21% da receita nacional. Este dinheiro foi colocado no caixa comum e vocês sabem o que acontece. Aí paga se tiver dinheiro e se não tiver dinheiro, não paga. Nós não vamos ver isso no Fantástico porque a Rede Globo está junto no golpe. O ataque está vindo no varejo. Até as eleições de outubro eles não vão colocar isso no papel, mas ele já está acontecendo através das demissões”, afirmou o presidente da CUT/RS.

"Os bancários começam a se levantar”, apontou o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, ao elogiar a campanha lançada pela Fetrafi-RS e sindicatos filiados. Segundo ele, "não é verdade que tudo está bem, pois o setor financeiro drena a produtividade e a renda do país e não repassa para a categoria e a sociedade. Os ataques à Previdência, à CLT e à Justiça do Trabalho visam desmontar o legado de proteção social. "Isso não é pouca coisa”, disse Claudir. Ele alertou que "eles querem arrancar o couro do trabalhador” ao denunciar que "os lacaios do golpe estão convocando mais de 500 mil trabalhadores doentes para serem examinados por peritos, que mal olham para a pessoa, mas que irão receber R$ 60 para cada revisão”.

Mais desafios

"Hoje é só o lançamento da nossa campanha e escolhemos encerrar aqui em frente à Previdência Social para mostrar que os ataques já começaram, seja com a extinção do ministério, seja na reconvocação daqueles que provaram os agravos do trabalho e agora não têm o reconhecido o adoecimento. Os golpistas mentem diariamente quando dizem que a previdência tem déficit e por isso é preciso fazer a reforma. Todos os especialistas, inclusive auditores da Receita afirmam que a previdência não tem déficit, mas o que existe é a utilização de recursos para gestão de outras áreas pelo Governo federal”, enfatizou o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo.

Luta coletiva

"Temos uma campanha salarial pela frente, mas essa campanha em defesa de direitos terá maior fôlego e precisamos mostrar a esse presidente golpista, que ele não vencerá a resistência da classe trabalhadora. Nós aprendemos que a luta coletiva é que garantiu os nossos direitos. A luta coletiva não permitiu que os banqueiros arrochassem os nossos salários e será a luta da classe trabalhadora que vai resistir e derrotar esta visão de que nós temos que pagar pela crise. Que os bancos paguem pela crise! Que os ricos paguem pela crise, mas não a classe trabalhadora. A Campanha está lançada. Esperamos que cada um, cada uma seja responsável para que esta campanha chegue a todas as cidades, em todos os locais de trabalho, para que cative os bancários e nos tornemos milhares. Então junto com as demais categorias criaremos a grande resistência neste país pela manutenção dos nossos direitos”, finalizou o dirigente da Federação.

*Comunicação/Fetrafi-RS

 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor