Corrupção | 27/04/2016 | 10:04:07
Como funcionava o esquema que fraudava empréstimos do Banrisul
Operação policial prendeu 27 suspeitos de envolvimento com quadrilha
 

Uma denúncia envolvendo uma agência do Banrisul de Viamão há um ano levou a Polícia Civil a desmantelar, nesta terça-feira, uma quadrilha formada por mais de 30 pessoas, incluindo gerentes e funcionários do banco, que agia em todo o Estado. Até agora, a investigação estima que a fraude beire osR$ 7,5 milhões— mas pode ser maior, envolver ainda dois bancos privados e dobrar o número de envolvidos.


Batizada de Stellio — palavra do latim que dá nome a uma espécie de lagarto, que muda de cor para passar despercebido, e que deu origem à expressão stellionatus (estelionato) —, a operação cumpriu 211 mandados judiciais (64 de busca, 27 de prisão temporária e 120 bloqueios de ativos financeiros e de bens), reunindo272 agentes, em13 cidades gaúchas— uma das maiores operações realizadas em um mesmo dia pela polícia gaúcha até hoje. Somente um dos mandados de prisão temporária expedidos não foi cumprido porque o suspeito não foi localizado. Além disso, 20 veículos foram apreendidos na operação.

As ações foram realizadas em Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Canoas, Capivari do Sul, Cidreira, Mostardas, Imbé, São Leopoldo, Palmares do Sul, Santa Cruz do Sul e Viamão.

*ZH