Bancos | 27/02/2015 | 17:02:02
Bancários se manifestam contra abertura de capital na Caixa
Sindicatos e federações promoveram mobilizações nesta sexta-feira (27)
 
 


A Contraf-CUT, federações, sindicatos e Fenae promoveram manifestações nesta sexta-feira (27) com o objetivo de ganhar o apoio da sociedade brasileira e barrar qualquer tentativa de abertura de capital da Caixa. No Rio Grande do Sul as atividades mobilizaram diversos sindicatos, através de reuniões nos locais de trabalho e distribuição do Manifesto em Defesa da Caixa 100% pública.


Entenda o caso

De acordo com informações veiculadas pela imprensa em dezembro de 2014, o Governo estuda processo de abertura de capital da Caixa para 2016. A intenção do governo é fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), possivelmente em um ano e meio, já que o banco precisaria passar por um processo de saneamento antes.

Ao longo desta sexta-feira houve inúmeras postagens de fotos nas redes sociais com empregados segurando o cartaz com a frase "Eu defendo a Caixa 100% pública".

Apoio parlamentar

Na quarta-feira (25), a Contraf-CUT, a Fenae e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) realizaram um ato em defesa do banco na Câmara, com a participação de centrais sindicais e parlamentares. Foi criado um comitê em defesa da manutenção da Caixa 100% pública.A ideia é unificar e fortalecer as ações contra a proposta de abertura de capital do banco.

*Comunicação Fetrafi/RS