Bancos | 23/02/2015 | 11:02:10
Movimento sindical se mobiliza para o Dia de Luta em defesa da Caixa 100% pública
Atividades serão realizadas em todo o país nesta sexta, 27
 
 

O Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública, em 27 de fevereiro, vai movimentar unidades e empregados do banco em todo o Brasil. A iniciativa é da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa – Contraf/CUT), federações e sindicatos. O movimento sindical prepara ações nas agências com o tema "Eu defendo a Caixa 100% pública”. As mobilizações das entidades e dos trabalhadores por uma Caixa 100% pública têm ocorrido em diversos estados. As primeiras aconteceram em 12 de janeiro, dia em que a empresa completou 154 anos.


Ato na Câmara

A Contraf-CUT, a Fenae e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) promovem nesta quarta-feira 25, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Ato em Defesa da Caixa como Empresa 100% Pública, com o objetivo de envolver outros setores da sociedade, inclusive o Parlamento, na discussão da proposta, em estudo pelo governo federal, de abertura do capital da Caixa Econômica Federal.

O evento, que será realizado das 9h às 18h, provavelmente no Plenário I, Anexo II, da Câmara dos Deputados, contará com a presença de representantes da CUT, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Intersindical, CSP-Conlutas, Dieese, parlamentares e empregados da Caixa.

Programação do ato

Manhã - 9h30

1. Mesa com Érika Kokay e um representante de cada entidade: Fenae, Contraf-CUT, Vagner Freitas (CUT), CTB, Intersindical e CSP-Conlutas.
2. Palestra com convidado a ser confirmado.
3. Participação dos parlamentares e entidades convidadas.

Tarde - 14h00

1. Mesa com Fernando Neiva e Maria Rita Serrano (conselheiros de Administração da Caixa, eleitos), Donizete (Fórum Nacional da Reforma Urbana-FNRU) e Airton Santos (Dieese).
2. Apresentação do Dieese.
3. Leitura da minuta do manifesto final do encontro.


*Fetrafi/RS com informações da Contraf/CUT