Movimento Sindical | 28/01/2015 | 17:01:03
Ato das centrais sindicais defende Caixa 100% Pública
Bancários se reuniram no Centro Histórico de Porto Alegre
 

Os bancários, bancárias e todos os trabalhadores e trabalhadoras participaram da vigília em defesa do emprego e contra a perda de direitos. O Dia Nacional de Lutas Das centrais sindicais ocorreu em frente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Porto Alegre, até a frente do Edifício Querência, da Caixa, na Praça da Alfândega. Ato foi em Defesa da Caixa 100% pública.
Em nota, as entidades condenaram não só o método utilizado pelo Governo Federal, que havia se comprometido a dialogar sobre eventuais medidas que afetassem a classe trabalhadora, de anunciar de forma unilateral as MPs 664 e 665, bem como o conteúdo dessas medidas, que vão na contramão do compromisso com a manutenção dos direitos trabalhistas.

No caso da Caixa, há mais um ataque ao povo brasileiro. Nos últimos dias do ano passado, o governo federal anunciou intenção de, em 2016, abrir o capital da Caixa público em 2016. Seria feita uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) com o objetivo de captar recursos para o Tesouro Nacional.

No dia 12 de janeiro, a Caixa completou 154 anos. Em nenhum de seus dias neste pouco mais de um século e meio, o banco federal deixou de ser 100% público. A Caixa tem uma importante função social a cumprir. Várias políticas públicas se concretizam nas agências da Caixa. O serviço que os bancários e bancárias da Caixa prestam em programas como o Minha Casa Minha Vida são fundamentais para o combate da desigualdade social e á pobreza neste país. Manter a Caixa 100% pública é garantia de que esses programas continuem.

Fonte: Imprensa SindBancários