Sindicatos | 11/09/2014 | 11:09:39
Denúncia do Sindicato de Santa Rosa gera mais contratações na Caixa
Banco reconheceu sobrecarga de trabalho em Santo Cristo
 
 


Em 2012 o Sindicato dos Bancários de Santa Rosa e Região denunciou ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE a exigência do cumprimento de horas extraordinárias de forma rotineira na agência da Caixa do município de Santo Cristo. A entidade registrou junto aos órgãos públicos o acúmulo de tarefas e a falta de funcionários na unidade. A situação relatada na época era tão grave, que trabalhadores chegaram a ser constrangidos a trabalhar além das duas horas extras diárias, sem registro do ponto, para dar conta do excesso de atribuições, dificultando a comprovação da irregularidade.


A denúncia resultou na proposição de Ação Civil Pública por parte do MPT, na qual a Caixa concordou com a conciliação no sentido de comprometer-se a efetivar a lotação de mais um funcionário na agência até o dia 15 de setembro deste ano. Além disso, concordou com o pagamento do valor de R$20.000,00 por dano moral coletivo (em benefício de entidades da comunidade). A empresa se comprometeu ainda de manter condições ambientais de trabalho adequadas às necessidades físicas e psicológicas dos trabalhadores.

Para a diretoria do Sindicato, a principal vitória desta ação sindical consiste no reconhecimento da Caixa de que é necessária a contratação de mais funcionários para dar conta das demandas na agência de Santo Cristo. "Isto é exatamente o oposto do que os representantes do banco vêm defendendo na mesa específica de negociação da Campanha Salarial deste ano. Foi possível garantir aos empregados da unidade de Santo Cristo condições de trabalho dignas, considerando seus limites físicos e psíquicos”, salienta a presidente da entidade, Giselda Diesel.

*Sindicato dos Bancários de Santa Rosa com edição da Fetrafi-RS