Condições de Trabalho | 18/07/2014 | 10:07:18
Sindicato dos Bancários de Passo Fundo fecha agência da Caixa
Unidade foi impregnada pela fumaça de um incêndio próximo
 
 

Na terça-feira, 15, à noite, e na madrugada do dia 16, Passo Fundo foi agitada pelo maior incêndio já registrado na cidade. Dois prédios localizados na esquina da Rua Bento Gonçalves com a General Osório arderam em chamas durante várias horas. Havia grande quantidade de material inflamável no interior das construções, o que alimentou o fogo por várias horas. Além da destruição dos dois prédios, ainda houve dano à rede elétrica de vários quarteirões do centro da cidade, inclusive naquela que abastece a Caixa Econômica Federal da Rua General Canabarro.

Durante a manhã da quarta-feira, uma grande quantidade de fumaça ainda era expelida da área atingida pelo fogo. Como o vento estava soprando na direção do prédio da Caixa, a agência ficou impregnada de fumaça. A energia elétrica do prédio só foi restabelecida às 11 horas da manhã e a gerência estava programando a abertura da unidade para às 12h.

Apenas parte do sistema de refrigeração da unidade estava funcionando, com isso não era possível purificar o ar. Segundo informações do Sindicato dos Bancários de Passo Fundo, não demorou muito para que os funcionários começassem a sentir os efeitos da fumaça como ressecamento de garganta, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos, dor de cabeça e até mesmo enjoos foram registrados.

Devido à fumaça tóxica e a demora no conserto do sistema de refrigeração, os diretores cobraram da gerência o fechamento da unidade por falta de condições de trabalho. O administrador concordou com a exigência do Sindicato.

Após a dispensa dos bancários, os diretores tiveram que permanecer no local até a liberação dos vigilantes. Eles também estavam na agência desde as 7h30 da manhã e o ar condicionado passou a funcionar parcialmente somente às 11 horas, sendo que esses trabalhadores foram os mais atingidos pela contaminação do ar.

Após mais de duas horas de pressão do Sindicato dos Bancários, chegou a ordem do Departamento de Segurança da CEF, liberando os vigilantes.

*Sindicato dos Bancários de Passo Fundo com edição da Fetrafi-RS