Meio Ambiente | 10/06/2013 | 02:06:05
Segundo SOS Mata Atlântica, MG é líder de destruição
Instituição quer interromper autorizações para desmatamento no estado
 

No dia 5 de junho, última quarta-feira, celebrou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para provocar reflexões a partir dessa data, a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou uma triste informação: o Atlas dos Remanescentes Florestais de Mata Atlântica, levantamento produzido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revela que, entre 2011 e 2012, 235 km² de Mata foram destruídos. O estado recordista de desmatamento é Minas Gerais, que responde por assustadores 50% desse número total.


É o quarto ano consecutivo que Minas lidera esse ranking de destruição – e a situação tem piorado, ano a ano, no estado. O diretor da Fundação Mário Mantovani confirmou à reportagem do portal R7 que a instituição deve protocolar, nos próximos dias, um pedido de moratória para que o governo de Minas não conceda mais autorizações para desmatamento em 2013 e revise os últimos contratos.

De acordo com o Ministério Público, os principais promotores do desmatamento são grandes empreendimentos, que contam com a conduta ilícita de servidores da área ambiental e com autorização do governo estadual.

Ex-governador de Minas Gerais (2003-2010), o agora senador Aécio Neves atuou na elaboração do Novo Código Florestal, para o qual apresentou três emendas.

* Fetrafi-RS, com informações do Portal R7