Fetrafi-RS | 29/07/2019 | 16:07:10
Reunião do sistema diretivo marca final da gestão da Fetrafi-RS
Juvandia Moreira e Claudir Nespolo destacaram desafios dos sindicatos para o próximo período
 
 
A atual gestão da Fetrafi-RS se encerra nesta terça-feira, 30 de julho. A partir de quarta, assume a diretoria que ficará à frente da entidade até 2023, conforme mudança estatutária, no último Congresso da Federação, que aumentou o tempo de três para quatro anos de mandato. A passagem de uma gestão à outra foi marcada por reunião do sistema diretivo e coquetel na última sexta-feira, 26.
Participaram da reunião a presidente da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, e o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, que falaram sobre perspectivas da categoria bancária e agenda da classe trabaladora. "Precisamos unificar a esquerda e ir à luta para reverter esse momento e superar as dores e dificuldades”, destacou Juvandia, sobre propostas impopulares como a reforma da previdência e a MP 881, que institui o trabalho aos fins de semana. 
 
Nespolo falou sobre a importância de debater politicamente e conscientizar a sociedade a respeito dos riscos da atual política do governo federal, que quer acabar com a representatividade dos sindicatos e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. "A agenda da resistência é muito importante. A saída da crise passa por aumentar a consciência crítica”, frisou. 

O painel foi coordenado pelo diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, que ressaltou as mudanças no mundo do trabalho e a necessidade dos sindicatos de se adaptarem a elas. Esse será um dos desafios da próxima gestão. "A redenção da classe trabalhadora passa por uma profunda transformação da forma de organização da sociedade”, concluiu.

Após o painel, o diretor de Formação, Carlos Augusto Rocha, coordenou a reunião e deu à palavra aos membros do sistema diretivo, em clima de despedida. Rocha deixa a diretoria e no seu lugar assume a diretora do Sindicato do Vale do Paranhana, Ana Maria Betim Furquim. Após, o colegiado executivo, demais diretores (as) e os membros do Conselho Fiscal foram apresentados aos presentes.