Movimentos Sociais | 27/05/2019 | 16:05:52
30M: novos atos pela educação estão confirmados em 69 cidades do país; confira agenda
Entidades como a UNE e a UBES convocaram nova mobilização para 30 de maio e esperam reverter os cortes de Bolsonaro
 
 
Após a grande adesão à mobilização nacional conhecida como 15M, em defesa da educação e contra os cortes nas universidades, entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) decidiram convocar mais um dia de luta, desta vez no dia 30 de maio, quinta-feira. Até o momento, as manifestações foram confirmadas em 24 capitais e 45 municípios no interior e no litoral.


Segundo cálculos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), cerca de um milhão de estudantes, professores, e defensores da educação pública foram às ruas de 222 cidades brasileiras no dia 15 deste mês, em protesto contra os cortes promovidos pelo governo federal na pasta. 

A pressão surtiu efeito e no dia 22, o governo anunciou que usaria parte da reserva orçamentária para diminuir o tamanho dos cortes da educação. Com o recuo, os R$ 5,8 bi que seriam cortados foram reduzidos para R$ 4,25 bi.

A mobilização engajou os descontentes com Bolsonaro, que já em início de mandato acumula escândalos, recuos e medidas impopulares. Segundo pesquisa Ipesp/XP divulgada nesta sexta (24), 36% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo.   
 
Fonte: Brasil de Fato