Campanha Salarial | 18/06/2018 | 12:06:22
Diretoria do Banrisul é duramente criticada pelos banrisulenses em ato em frente à DG
Além de não receber representantes dos banrisulenses, Presidente do Banrisul é lembrado pela nebulosa venda de ações do banco.
 
 
Banrisulenses de Porto Alegre e do interior participaram na última sexta-feira, dia 15, do Ato em Defesa do Banrisul Público, em frente à DG do Banrisul, no Centro de Porto Alegre. O ato antecedeu a entrega da pauta de reivindicações específicas dos banrisulenses à diretoria do Banco. O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Motta, foi o principal alvo dos representantes sindicais. A diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul, Denise Falkenberg Corrêa, criticou a atual diretoria do Banco que reluta em receber representantes dos bancários para negociar direitos. "Essa é a única diretoria do Banrisul que não recebe os Banrisulenses. É uma diretoria formada por diretores, por maioria de colegas e não nos recebe. É uma diretoria servil aos interesses não dos gaúchos e gaúchas, mas sim do governo do Estado cujo compromisso é demolir o banco e o Estado”, resumiu.
 

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, contou a outra parte da história que levou os Banrisulenses a participarem e darem uma mostra de que estarão prontos para pressionar a direção e o governo Sartori com uma greve fortalecida. Gimenis lembrou de como o governo Sartori em conluio com a diretoria do Banrisul atuou para vender ações do Banrisul em 10 e 27 de abril depois de dizer que não venderia. E que, se o atual presidente tivesse alguma vergonha, já teria renunciado "Viemos aqui entregar a pauta específica dos Banrisulenses depois de entregar a pauta dos bancários gaúchos na Asbancos. A conquista da cesta alimentação, a de natal a PLR específica foram todas conquistas da nossa luta. Se o atual presidente fosse, de fato, um Banrisulense, ele já teria dito ao governo do Estado que não iria fatiar o Banrisul. O Banrisul não é deles. Eles estão só de passagem”, pontuou Gimenis.

Já o diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Sergio Hoff, relembrou a estranha relação do banco com a BTG Pactual no episódio da venda das ações realizadas em abril. "O Banrisul tem sofrido ataques desde o início deste governo. E a BTG teria contado até com um diretor do banco que tinha trabalhado no próprio BTG. Isso tem um cheiro muito forte de maracutaia. Como que uma corretora é, ao mesmo tempo, vendedora e compradora? É uma mistura de servilismo e acovardamento dessa direção que só quer saber de precificar o Banrisul”, criticou.


A diretora de Relações Sindicais do SEEB Pelotas, Raquel Gil de Oliveira, fez questão de lembrar a trajetória de fake news que faz a história do governador José Ivo Sartori desde a Campanha eleitoral de 2014. "O partido dele não é o Rio Grande. O partido dele não é o povo gaúcho. O partido dele está no estrangeiro. Não deixaremos passar a retirada de direitos e a entrega do patrimônio público”, ilustrou Raquel.

Prioridades da nossa proposta de reivindicações da Campanha Nacional de 2018

> Aumento real de 5% para os salários e demais verbas

> Defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com todos os direitos para todos os trabalhadores da categoria

> Manutenção da mesa única de negociações entre bancos públicos e privados

> Manutenção dos empregos, com a proibição das demissões em massa

> Garantir que nenhum bancário receba PLR menor em 2018

> Defesa dos bancos públicos

> Defesa da democracia

Informações: SindBancários com Fetrafi-RS