Eleições | 21/09/2017 | 14:09:28
Nota da Fetrafi/RS sobre as eleições da Fundação Banrisul
Federação reafirma compromisso com os princípios da ética na política, honestidade, transparência e democracia
 
 

Na reunião da Diretoria Executiva desta Federação, no último dia 12/09, tivemos a informação, através de um membro da direção, que a fraude que levou à anulação do processo eleitoral envolveu linhas telefônicas de propriedade da Fetrafi/RS.


De imediato, enviamos ofício à Diretoria da Fundação solicitando os números envolvidos, data e hora precisa de cada “votação” ocorrida, nome dos respectivos eleitores envolvidos, bem como o relatório de todos os votos via telefone, para que pudéssemos abrir um processo de investigação interna, a fim de apurar a veracidade e a responsabilidade por tais atos.

Infelizmente, a diretoria da Fundação Banrisul não prestou estas importantíssimas informações, sugerindo que se buscasse no BO – Boletim de Ocorrência Policial. Esta busca no BO já foi providenciada, mas as informações ali prestadas são insuficientes para o processo investigatório que se pretende, apenas confirmando que três casos de votos fraudados teriam partido de números telefônicos pertencentes à Federação, sem esclarecer a data e o horário que teriam ocorrido tais “votações”.

De qualquer forma, a Diretoria da Fetrafi está abrindo um processo de averiguação, sob a responsabilidade de uma comissão formada por pessoas que não pertençam a esta direção. Assim, pretende-se apurar os fatos, com a devida responsabilização dos autore(a)s, se assim se confirmar.

Esta atitude da Diretoria da Fetrafi/RS decorre do compromisso com os princípios da ética na política, honestidade, transparência e democracia. Não compactuamos e não compactuaremos com qualquer ato que venha ferir estes princípios!