Sindicatos | 23/08/2017 | 11:08:41
Sindicatos promovem atividades em defesa dos direitos na passagem do Dia do Bancário e da Bancária
Além das tradicionais comemorações, entidades abordam temas da conjuntura atual
 
 

O Dia do Bancário e da Bancária, comemorado em 28 de agosto, próxima segunda-feira terá uma abordagem mais ampla em 2017. Devido à reviravolta no mundo do trabalho, gerada pela aprovação da lei nº 13.467, que entra em vigor no dia 10 de novembro, os debates sobre os ataques à CLT, manutenção do emprego e a luta por direitos ganham maior intensidade na esfera sindical. Por isso, alguns sindicatos filiados à Fetrafi-RS optaram por aliar comemoração e reflexão em suas atividades. Além disso, as tradicionais comemorações com jantares de confraternização e outras iniciativas também marcaram a passagem da data no RS.


O Sindicato dos Bancários do Vale do Caí realiza nesta quarta, dia 23 de agosto, às 19h, a palestra "Saúde do Trabalhador Bancário". O evento é alusivo ao Dia do Bancário e da Bancária e contará com explanações da assessora de Saúde da Fetrafi-RS, Jacéia Netz. A Fetrafi-Rs será representada no evento pela diretora, Cristiana Garbinatto.

O Sindicato de Caxias do Sul e Região promove no dia 31 de agosto a palestra:Impactos e Desafios da Reforma Trabalhista, com o Diretor Técnico e coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio. O evento será realizado às 18h, na sede Social da entidade, localizada à Rua Borges de Medeiros, 676, Centro, Caxias do Sul/RS.

O Sindicato dos Bancários do Litoral promove no dia 30 de agosto uma Plenária Jurídica, com participação do assessor Jurídico da Fetrafi-RS, Milton Fagundes e demais assessores da entidade nas áreas Trabalhista, Previdenciária e Tributária. A atividade será às 18h, na nova sede do Sindicato.

Veja o cronograma de comemorações informadas à Fetrafi-RS:

02 de setembro - Sábado

  • Jantar Baile Dia dos Bancários 2017, às 21h, na Sociedade Italiana. Promoção: Sindicato dos Bancários de Alegrete

01 de Setembro - Sexta

  • Boteco dos Bancários, à partir das 20h, no Buteco do Napoleão, em Rio Grande. Promoção: Sindicato dos Bancários de Rio Grande  

25 de Agosto - Sexta

  • Jantar Baile dos Bancários, às 20h, no Clube Farrapos, em Porto Alegre. Promoção: SindBancários.
  • Jantar Festivo na sede Campestre do Sindicato dos Bancários de Santa Rosa, às 20h30.
  • Festa dos Bancários da base do Sindicato de Vacaria, às 20h30, no Centro de Eventos Bortolon.

26 de Agosto - Sábado

  • Jantar Baile do Dia do Bancário, às 20h30, no Avenida Tênis Clube. Promoção: Sindicato dos Bancários de Santa Maria.
  • Jantar Baile Dia dos Bancários e entrega da premiação do 7º Campeonato de Boliche, às 20h, na sede do Piscina Clube. Promoção: Sindicato dos Bancários de Erechim.

1º de Setembro - Sexta

  • Jantar Dançante alusivo ao Dia do Bancário e da Bancária, às 20h30, na Churrascaria Orocatto, em Igrejinha. Promoção: Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana.
  • Festa dos Bancários, às 20h30, no Clube Brilhante. Promoção: Sindicato dos Bancários de Pelotas.

2 de Setembro - Sábado

  • Jantar do Dia do Bancário e da Bancária, às 20h, no Salão de Festas do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região.
  • O Sindicato dos Bancários de Santo Ângelo promove Jantar Baile, às 20h30, na AABB.

Sobre o Dia do Bancário

Em 1951, quando os bancários brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria foi pela primeira vez unificada nacionalmente.

Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Centenas de bancários foram demitidos e as comissões por bancos foram desmanteladas pelos banqueiros. Mas, como resultado mais positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra. A decisão por greve deflagrada em 28 de agosto de 1951, acabou por eternizar a data em comemoração nacional da categoria bancária.

*Comunicação/Fetrafi-RS com informações da Contraf/CUT
Edição de Imagem: Comunicação/Fetrafi-RS
Fotos: Arquivo SindBancários e Fetrafi-RS