Sindicatos | 16/08/2016 | 15:08:52
Sindicato dos Bancários de Pelotas comemora 83 anos de luta
Festa será dia 26, com jantar-baile no Clube Brilhante
 
 

O Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região comemorou, neste dia  12 de agosto, seu 83º aniversário e a festa será no dia 26, com jantar-baile no Clube Brilhante, onde também será festejado o Dia do Bancário. Os ingressos podem ser adquiridos na sede do Sindicato, no valor de R$ 30.

Criado na década de 30 do século passado, o Sindicato dos Bancários acompanhou ao longo de mais de oito décadas as lutas movimento sindical e enfrentou duras batalhas, contra governos ditadores e em defesa dos direitos dos trabalhadores. Mas foi na década de 80 que o Sindicato deu uma guinada, quando um grupo de bancários representantes do novo sindicalismo surgido no país a partir das greves no ABC paulista nos anos 70 assumiu a direção e passou a lutar efetivamente pelos direitos da categoria e dos trabalhadores como um todo.

Hoje, o Sindicato dos Bancários tem mais de 90% de sua categoria sindicalizada, fruto de um trabalho que não se limita às ações corporativas de sua categoria, mas sim com todos os trabalhadores, pois é classista e parceiro das lutas comuns.

Como destaque das ações do Sindicato, cabe destacar que a categoria foi a primeira a conquistar a redução da carga horaria de trabalho para seis horas diárias.

*Sindicato dos Bancários de Pelotas