Gênero | 28/07/2016 | 15:07:30
Coletivo de Mulheres Bancárias lança cartilha “Por todas nós – Você não está sozinha”
Evento será realizado na Fetrafi-RS, no dia 9 de agosto
 
 

Para fortalecer a luta das mulheres por mais direitos sociais e trabalhistas, além de combater a discriminação de gênero e o assedio moral e sexual, o Coletivo Mulheres Bancárias do SindBancários, vai estar lançando a cartilha "Você não está sozinha! As mulheres trabalhadoras na luta por mais direitos!”. O evento, intitulado "Por todas nós: as mulheres trabalhadoras na luta por mais direitos”, acontece às 18h30 da terça-feira, 09/08, na sede da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre). Haverá uma série de palestras a cargo de militantes convidadas, seguida de um coquetel.

Conforme a diretora da Fetrafi-RS, Luiza Bezerra, a cartilha foi construída pelo Coletivo no intuito de criar uma rede em defesa dos direitos das mulheres. "Te convidamos para debater essas questões e construirmos, juntas, alternativas de empoderamento das mulheres, viabilizando locais de trabalho justos e inclusivos para todas e todos”, diz a sindicalista.

Protagonismo feminino

Ana Guimaraens, diretora de Comunicação do Sindicato, lembra que as mulheres têm sido cada vez mais protagonistas, tomando a frente nas lutas por mais direitos sociais e trabalhistas e na defesa pela democracia. "Nos locais de trabalho ainda sofremos com a discriminação de gênero, e o assedio moral e sexual. É inadmissível que as mulheres, na média, tenham mais anos de estudo mas permaneçam ganhando menos que seus pares homens, como demonstram inúmeras pesquisas”, aponta Ana.

Geovana da Silva Freitas, diretora jurídica do SindBancários destaca ainda: "Também não podemos normalizar o fato das mulheres serem assediadas cotidianamente em seus locais de trabalho, bem como terem seus corpos utilizados como mercadoria a fim de aumentar a venda de produtos”, concluiu.

Palestrantes

Abgail Pereira – Pedagoga, militante da União Brasileira de Mulheres, 1a Secretária de Mulheres da CTB.

Eliane Cutis – Diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, diretora de mulheres da CONTRAF/CUT.

Tatiana Oliveira – diretora de Comunicação do Sindicato dos Bancários do Pará, secretária de Mulheres CUT/PA, militante da Marcha Mundial de Mulheres.

Quando e onde

Terça-feira, 09/08

Sede da Fetrafi-RS – Rua Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre

*Imprensa/SindBancários