Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 20\04\2024
Últimas Notícias
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
24/03/2015 | 11:03:20
É preciso ficar atento com quem atua contra o real, afirma Dieese
Expectativa é de que o moeda norte-americana fique estável
 

O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, explicou ontem (23), em entrevista à Rádio Brasil Atual, os reflexos do aumento do dólar na economia brasileira e afirmou que a utilização da valorização da moeda estrangeira para reduzir a inflação torna inviável a política industrial.


A expectativa é que o dólar tenha um posicionamento estável, representando um equilíbrio industrial que favoreça o desenvolvimento da indústria brasileira.

"Devemos aproveitar este momento para reposicionar a moeda americana num patamar que permita, simultaneamente, um poder de compra protegido, principalmente pela indústria, que tenha a capacidade de ser dinâmica, criando empregos, gerando bons salários, e essa dinâmica formando proteção a eles”, comenta Ganz Lúcio.

O diretor técnico também afirmou que há dois motivos para a avaliação do dólar afetar a economia nacional: por conta da crise econômica internacional, ou pela pressão política, na qual os especuladores atuam para maximizar ou defender seus recursos, fazendo com que a moeda varie.

Para Ganz Lúcio, a desvalorização do dólar tem dois aspectos. "De um lado, a desvalorização desta moeda é importante, para que tenhamos capacidade de exportar e colocar nossos produtos na economia internacional. Porém, criam-se alguns mecanismos defensivos contra as importações, que diminuem a amplitude produtiva brasileira, já que com a moeda americana valorizada, a nossa indústria não consegue concorrer com os preços internacionais, havendo um desequilíbrio entre eles com as demais economias de outros países."

De acordo com Ganz Lúcio, grandes países, como a China, teriam facilidade para colocarem seus produtos no Brasil, promovendo uma concorrência desleal com as empresas brasileiras.

"Há uma desvalorização importante, que valoriza nossa indústria, sendo fundamental para mantermos nossos empregos e a dinâmica econômica do nosso crescimento”, explica o diretor técnico.

Além disso, acontece um movimento especulativo, no qual rentistas com dívidas ou créditos em dólar atuam contra a moeda.

"É uma disputa importante da política econômica, e precisamos estar atentos a este posicionamento que fragiliza a economia, principalmente, por conta do posicionamento dos especuladores que agem contra o próprio real”, afirma.


*

 
 
Conteúdo    
 
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor