Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
27/02/2015 | 15:02:25
Eleitos da Cassi convocam encontro de saúde com sindicatos e entidades
Plano de associados sofre com desequilíbrios recorrentes
 

Os dirigentes eleitos da Cassi marcaram reunião com representantes de todos os sindicatos e entidades do funcionalismo para o próximo dia 13 de março, na sede da Afabb-SP, para debater a atual situação da Cassi, em busca de iniciativas a serem encaminhadas para enfrentar as propostas do banco em onerar o corpo social e resolver os problemas da assistência à saúde dos funcionários ativos e aposentados do BB.


A situação financeira da Cassi é preocupante. Os associados ativos e aposentados recolhem 3% sobre salários ou benefícios e aposentadoria e o Banco do Brasil, outros 4,5%. Esse é o plano de custeio vigente desde a reforma estatutária de 1996. Nos últimos anos, os custos e as despesas com assistência médica, hospitalar e ambulatorial de todos os planos de saúde, inclusive os da Cassi, vêm crescendo mais que a inflação e o reajuste de salários e benefícios de aposentadoria.

Isso vem causando desequilíbrios recorrentes no Plano de Associados. Essa situação foi agravada com o fim do BET no ano passado, pois sobre o benefício temporário também incidiam contribuições pessoais e patronais à Cassi. Por conta desses fatores, a Cassi apresenta déficits desde 2012, que precisam ser solucionados.

A solução proposta pelos diretores e conselheiros deliberativos eleitos foi a realização de aportes por parte do patrocinador Banco do Brasil, sem aumentar as contribuições dos associados, enquanto se implanta para o conjunto dos participantes o modelo de Atenção Integral à Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que deve reduzir despesas mantendo a qualidade no atendimento.

O banco, por sua vez, propôs aumentar as contribuições mensais dos associados, mantendo as dele próprio, Banco do Brasil, em 4,5%.

*Contraf/CUT com edição da Fetrafi-RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor